O câmbio automático AT6, conhecido tecnicamente como Aisin TF-72SC, é uma transmissão de seis velocidades amplamente utilizada em veículos de diversas montadoras, especialmente em modelos com motorização transversal.
Fabricado pela renomada empresa japonesa Aisin, subsidiária da Toyota, este câmbio se tornou popular por sua robustez e eficiência, sendo encontrado em uma vasta gama de veículos, incluindo os veículos com motor GSE T270 1.3 turbo. Sua concepção visa proporcionar trocas de marcha suaves e contribuir para a economia de combustível, características valorizadas tanto por motoristas quanto por fabricantes.
Embora a transmissão TF-72SC (AT6) seja reconhecida pela sua robustez mecânica, raramente apresentando falhas prematuras em embreagens, engrenagens ou rolamentos, o ponto mais crítico e recorrente está no trocador de calor, cuja ruptura provoca a contaminação do óleo ATF pelo fluido de arrefecimento.
Essa contaminação cruzada ocorre quando a integridade interna do trocador é comprometida, permitindo a mistura entre o Fluido de Transmissão Automática (ATF) e o fluido de arrefecimento do motor. As causas mais comuns incluem corrosão ou fadiga do material, problemas agravados pelo uso de aditivos inadequados, diluição incorreta ou pela ausência de manutenção preventiva e troca periódica do fluido de arrefecimento. Quando a mistura acontece, as propriedades lubrificantes e de resfriamento do ATF são gravemente afetadas, resultando em consequências sérias e potencialmente irreversíveis para a transmissão.
A durabilidade de uma transmissão automática está diretamente ligada ao controle da temperatura do fluido ATF. O trocador de calor tem justamente a função de manter esse fluido dentro da faixa ideal de funcionamento, podendo aquecê-lo nos primeiros minutos de uso do veículo ou resfriá-lo em situações de maior esforço, quando há risco de superaquecimento.
No câmbio Aisin TF-72SC (AT6), o trocador de calor se acopla diretamente à transmissão e promove o intercâmbio térmico. O ATF circula pelo trocador ao mesmo tempo em que o fluido de arrefecimento do motor, que por sua vez opera em temperatura mais estável. Dessa forma, os dois fluidos trocam calor, mantendo o óleo da transmissão sempre dentro da faixa operacional correta.
Esse componente é geralmente fabricado em alumínio, material de alta condutividade térmica. No entanto, em determinadas condições, ele pode se tornar suscetível a falhas, tornando-se um ponto crítico para a saúde do câmbio.

Trocador de calor da transmissão automática AT6 (Aisin TF-72SC), componente crítico responsável por falhas e contaminação do fluido ATF.
A contaminação cruzada e a falha do trocador de calor manifestam-se através de sintomas claros que o mecânico deve estar atento:
Embora o câmbio Aisin TF-72SC seja reconhecido como uma transmissão robusta mecanicamente, alguns modelos de veículos apresentam maior vulnerabilidade a falhas no trocador de calor. Isso acontece principalmente devido a particularidades do sistema de arrefecimento e à falta de manutenção preventiva adequada.
É fundamental que mecânicos e proprietários estejam atentos a esses casos, para identificar precocemente os sintomas e evitar danos severos à transmissão. Entre os modelos que apresentam falha no trocador de calor, destacam-se:
Modelos Stellantis (Fiat e Jeep) com motores 1.8 E.Torq Evo e 2.0 Tigershark (2015 a 2021):
• Fiat Toro
• Fiat Argo
• Fiat Cronos
• Jeep Renegade
• Jeep Compass
Modelos Stellantis (Fiat e Jeep) com motor 1.3 GSE T270 Turbo (2022 a 2025):
•Fiat Toro
•Fiat Fastback/Fastback Abarth
•Fiat Pulse Abarth
•Jeep Renegade
•Jeep Compass
•Jeep Commander
Jeep Renegade, um dos modelos equipados com a transmissão automática Aisin TF-72SC (AT6), onde o trocador de calor exige atenção especial na manutenção.
Para mecânicos e profissionais da área automotiva, o diagnóstico preciso e a manutenção preventiva são a chave para evitar ou mitigar os problemas do trocador de calor do câmbio Aisin TF-72SC AT6:
Quando o trocador de calor se rompe, o fluido de arrefecimento invade a transmissão. Assim, em pouco tempo danifica rolamentos, discos de atrito, vedações e outros componentes que dependem da lubrificação correta do ATF.
Se a falha já causou sintomas como trancos, patinação nas trocas de marcha, barulhos anormais, vibrações ou códigos de falha, não há alternativa: a única solução é a desmontagem completa da transmissão para reparo. Dessa forma, a simples substituição do fluido e do trocador de calor não é suficiente para corrigir os danos internos.
Os problemas relacionados ao trocador de calor, embora sérios, são em grande parte evitáveis com um diagnóstico precoce e uma manutenção rigorosa do sistema de arrefecimento.
Para o mecânico, compreender a fundo o funcionamento e as vulnerabilidades deste sistema é fundamental para oferecer um serviço de qualidade e garantir a satisfação do cliente. Além disso, o uso de ferramentas adequadas, a inspeção atenta dos fluidos e a manutenção preventiva com aditivo correto e troca periódica evitam falhas graves e fortalecem a confiança na oficina.
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Em caso de dúvidas, ou mais informações sobre a instalação do kit Upgrade do trocador de calor dos veículos Jeep Renegade, Jeep Compass e Fiat Toro, a Oficina Nortematic é especializada neste serviço.